Cuidar da saúde é uma forma de se amar primeiro

mulher feliz praticando esporte

Aproveitando que dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde eu quero te fazer um convite. Que tal pararmos um minutinho pra analisar como anda a sua saúde?

 

Você tem tirado um tempinho pra cuidar de você? Tem feito as coisas que mais te dão prazer? Pois saiba que pequenas coisas podem fazer uma enorme diferença para que você viva uma vida mais leve, tranquila e saudável.

Quando falamos em saúde a primeira coisa que vem à cabeça são questões ligadas a doenças. Costumamos sempre a pensar em nossa saúde física; se o nosso corpo está bem; se o nosso organismo está funcionando perfeitamente.

Acontece que a saúde vai muito além disso. Temos que prestar atenção também em outros detalhes, principalmente quando o assunto é a nossa saúde mental e espiritual.

Se a nossa saúde física, a saúde mental e a saúde espiritual não estiverem alinhadas, dificilmente nossa vida seguirá um curso favorável. A tendência será um sentimento cada vez mais infeliz.

Então, para promovermos esse alinhamento, precisamos tomar alguns cuidados especiais. 

Cuide do coração

Quando eu digo “cuidar do coração”, eu falo em todos os sentidos. É preciso cuidar da saúde física deste órgão vital, mas é preciso também mantê-lo em paz. Evite guardar mágoas e rancores. Um coração tranquilo só tem espaço para o amor!

Cuide da sua cabeça

Cuidar da cabeça não quer dizer tomar aquela tonelada de remédios para enxaqueca. Cuidar da cabeça é cuidar do que pensamos. Pensar positivo é a melhor prevenção contra qualquer tipo de dor. Mantenha em sua mente somente pensamentos que te levam para a frente. Deixe de ficar pensando em tudo o que já passou. Ocupe-se com o seu presente.

Medite

A ciência já mostrou que a meditação exerce uma influência positiva em nossa saúde. Ela ajuda a restaurar e a equilibrar nossas energias, além de tirar do nosso corpo tudo aquilo que nos danifica. A meditação ajuda a diminuir a pressão sanguínea, acalma os ânimos e regula a nossa respiração.

Cuide da sua higiene

Não pense nisso apenas como tomar três banhos ao dia, escovar os dentes a cada refeição. Isso é o básico. Cuidar da nossa higiene vai além. Para que a nossa saúde fique em dia temos que nos manter limpos, longe de inveja, de ações impuras. Para que a nossa alma se mantenha limpa temos que nos livrar da raiva, do rancor e do ódio.

Alimente-se bem

Evite ingerir tudo o que é tóxico para o seu organismo, sejam alimentos, sejam palavras. Alimente-se só do que te faz bem, do que te dá energia e que não deixa com aquela sensação pesada de quem comeu o que não deveria.

Exercite-se

Praticar o bem é um excelente exercício para o corpo e para a alma. Exercite sua consciência. Exercite sua bondade. Aproveite e saia para caminhar e respirar um pouco mais de ar puro. Faça atividades em contato com a natureza. Você se sentirá mais forte, por dentro e por fora.

Descanse

Nosso corpo precisa repousar. Dedique um tempo para isso. Esqueça o celular, o notebook. Feche os seus olhos, respire fundo e relaxe. Durma. Tire um cochilo. Mas, dê um tempo ao seu corpo para que ele possa descansar. Não tenha vergonha de aproveitar o seu ócio. Isso faz bem!

Cuide primeiro do seu amor próprio. Não permita que coisas externas e aquelas das quais você não tem controle algum interfira na sua saúde. Viver feliz é o melhor remédio!

Se você tem mais dicas que possam ajudar a outras pessoas a cuidar melhor da saúde mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e dê a sua contribuição. Ajudar ao próximo também faz um bem danado.