6 motivos que comprovam a eficácia do beijo para a saúde

Um dos registros mais antigos sobre o beijo vem de 2500 a.C, com referências encontradas nas paredes do templo de Khajuraho, na Índia. Mas, na verdade, ninguém sabe ao certo como essa história começou, muito embora o beijo venha ajudando a escrever grandes histórias ao longo da vida.

Vale a pena conferir as evidências que levantamos sobre o beijo ser excelente para a nossa saúde.

Além de uma demonstração de carinho, amor e afeto, o beijo possui também uma importante influência para a nossa saúde. É o que defende a terapeuta Cláudya Toledo em seu livro “Eles são simples, elas são complexas. A autora afirma em seu livro que o beijo ativa o funcionamento da nossa saúde orgânica, biológica e energética.

Então, se você quer estar com a saúde em dia e com disposição para batalhar pelos seus sonhos e ideais, veja seis bons motivos para colocar o beijo como ingrediente indispensável na sua receita de bem-estar:

1 - Aumento da Imunidade

O beijo ajuda a prevenir diversas doenças. Isso ocorre porque durante o beijo são trocadas secreções hormonais que ajudam a aumentar as defesas naturais do nosso organismo. Funciona, basicamente, como uma vacina natural.

2 - Função analgésica

O beijo ajuda a gerar endorfinas que atuam na redução de dores. Por isso, beijar é uma das melhores recomendações para as pessoas que sofrem de doenças inflamatórias e também de enxaqueca.

3 - O beijo é um antidepressivo

Que beijar é algo que traz extrema alegria e sensação de satisfação e prazer todo mundo sabe. O que muita gente ainda não deve ter se dado conta é de que ele age como um excelente antidepressivo, pois faz com que o nosso corpo libere a oxitocina.

4 - Exercício para os músculos da face

Você sabia que ao beijar você está exercitando cerca de 30 músculos faciais e ativando a sua circulação sanguínea? Além de um excelente exercício, o beijo também pode ser considerado uma importante massagem facial atuando na prevenção de rugas. Beijar mantém a nossa pele firme e jovem por muito mais tempo.

5 - Mantém o sorriso em dia

Sim, o beijo faz a gente ficar rindo à toa. Mas, além disso, ele contribui para que o sorriso fique ainda mais bonito. O beijo estimula a secreção natural da saliva fazendo com que ela se regenere e ajude a eliminar partículas e patógenos da nossa boca. Além disso, essa regeneração da saliva provocada pelo beijo diminui o ácido causador de placas, cáries e todos os outros tipos de problemas dentários.

6 - Eleva a autoestima

O beijo tem o poder de elevar a nossa autoestima, pois nos faz sentir amados e queridos. Ele desperta a sensação de satisfação e bem-estar o que aumenta a nossa capacidade de agir com mais segurança e leveza.

 

Viu só como o beijo é importante para a nossa vida? Quem é que não gosta do carinho do beijo de mãe; da fraternidade do beijo de um amigo; do calor de um beijo apaixonado? A vida é feita destes momentos e por isso é muito importante que saibamos aproveitá-los.