Você sabe o que é Coaching?

mãos apoiadas
O Coaching é a maior e melhor ferramenta de transformação.

Se você digitar no Google a palavra Coaching você terá aproximadamente 288.000.000 de resultados para o termo. É muita coisa! Mas afinal, o que você precisa saber de fato é que o Coaching pode mudar a sua vida!

Claro que cada um tem um interesse diferente. Uns querem saber mais sobre o processo, outros querem se tornar Coaches e alguns apenas estão curiosos para saber do que se trata, afinal, esse é um assunto que está muito em evidência atualmente.

Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Coaching é “um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada”. Como resultado deste processo, o indivíduo sai do seu estado atual – que geralmente é de insatisfação e desânimo – e vai para um estado de maior plenitude e realização, seja pessoal, social, familiar, profissional, espiritual e financeiro. Vale destacar que por ser um processo flexível, o Coaching tem a característica de aumentar a performance tanto das pessoas, como das empresas, independente do porte e do segmento.

Uma das inúmeras vantagens que você tem quando aceita passar por um processo de Coaching está no fato de adquirir uma visão clara de suas forças e suas fraquezas, além de se permitir ter mais autoconfiança e controle; quebrar paradigmas e eliminar os bloqueios que te impediam de seguir em frente rumo à realização de seus sonhos.  

Em um processo de Coaching não existe meio termo. 100% das estratégias estão focadas em solução e em resultados. Sendo assim, o Coaching é baseado em técnicas motivacionais e de questionamentos que buscam tirar o Coachee de sua zona de conforto e passe a enxergar novas possibilidades. Para isso, uma relação estreita de parceria e confiabilidade deve ser (e sempre é) estabelecida entre o Coach e o Coachee.

Qual é a diferença entre Coach e Coachee?

Mencionei anteriormente que deve haver uma relação de parceria entre o Coach e o Coachee. Mas, dentro de um processo de Coaching, o que estes termos representam? Vamos lá:

Coach: É o profissional habilitado a aplicar os processos de coaching em pessoas e organizações. Em inglês o termo significa treinador. O Coach, treinador, é o responsável por aplicar as técnicas, metodologias e ferramentas do Coaching com o objetivo de ajudar o Coachee a alcançar seus objetivos.

Coachee: É a pessoa ou empresa que passa pelo processo de Coaching, sempre sob orientação de um Coach.

Quais os tipos de Coaching?

Basicamente o Coaching é divido em dois propósitos. São eles:

  • Self Coaching: voltado para necessidades pessoais; e
  • Executive Coaching ou Business Coaching: voltado para necessidades corporativas e empresariais.

Dentro deste dois nichos o Coaching se ramifica em:

  • Self Coaching: Coaching Familiar, Coaching de Relacionamento, Coaching Integral, Coaching Financeiro, Coaching Esportivo, Coaching de Emagrecimento, Coaching de Inteligência Emocional e Coaching Nutricional.
  • Business Coaching: Coaching Corporativo, Coaching para Concursos, Coaching de Carreira, Coaching Financeiro, Coaching in Company, Coaching de Performance, Coaching de Comunicação e Coaching de Liderança.

Essa segmentação é importante, pois auxilia na busca dos resultados. Todo trabalho, conforme dito anteriormente será focado nas soluções práticas e nada melhor do que fazer isso com ações assertivas.

Conclusão

Não é exagero algum dizer que o Coaching é a maior e mais poderosa ferramenta de transformação pela qual um indivíduo ou organização pode passar.  Eu mesma sou prova viva disso! Hoje, depois de ter passado pelo processo de Coaching, eu posso afirmar que vivo aquilo que sempre sonhei para mim. E o melhor disso tudo é que ao passar de Coachee para Coach eu posso te auxiliar fazendo com que você também seja muito feliz, como eu estou sendo!

Aproveito para te deixar um convite. Que tal agendar uma sessão gratuita para que você possa saber mais como funciona? Garanto que você não vai se arrepender! Basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a mensagem “EU QUERO AGENDAR UMA SESSÃO GRATUITA DE COACHING” e eu terei o maior prazer em atender você.

 

Abraços e até a próxima!